top of page
  • Foto do escritorPrimasi Design

Logotipo x Identidade Visual

Atualizado: 27 de set. de 2022

Existe uma “falsa ideia” de que logotipo e identidade visual são a mesma coisa, por isso, vim aqui esclarecer e acabar de vez com essa dúvida.




O logotipo, mais popularmente conhecido como logo, é um pedacinho da sua identidade visual, basicamente a criação de um símbolo que representa a sua empresa, sinal gráfico que sozinho não tem tanto peso. Já a Identidade Visual por sua vez, engloba o logotipo e um conjunto de elementos visuais criados com o objetivo de materializar a essência da marca.


Cores, tipografia, símbolos, textura, fotografia, materiais gráficos, posts e site são alguns dos elementos que fazem parte da identidade visual, itens importantes por dois fatores: primeiro, você passa uma mensagem de organização e coerência, o que sempre é bem visto pelos consumidores. E o mais importante: ao determinar uma identidade visual fixa e trabalhar com ela em diferentes materiais e formatos, você ajudará a fixar a imagem institucional de sua marca, o que fará com que as pessoas lembrem dela quando precisarem de seu serviço.


Por isso, antes de fabricar qualquer material é de extrema importância que esteja muito bem definido qual vai ser seu logotipo e a identidade visual. Desta forma, toda a comunicação fica alinhada e é repassada para o público de forma consistente.


Um exemplo clássico que sempre gosto de usar é que o logotipo é a cabeça do esqueleto, já a Identidade Visual e o Branding são compostos pelo tronco e todos os membros, ou seja, não tem como caminhar apenas com a cabeça. Por isso, se você quer que a imagem da sua empresa, marca ou produto fique fixada na mente do seu público, não basta só ter o logotipo, afinal os detalhes importam, e os consumidores estão atentos a eles para avaliar o valor da sua marca.


Lembre-se que Logotipo e a Identidade Visual são os pilares da imagem institucional, estabelecendo uma comunicação assertiva e funcional com seu público-alvo. Criá-los de forma original, exclusiva e profissional agrega valor a sua marca e é o primeiro passo para se posicionar no mercado como uma empresa diferenciada e bem organizada.

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page