Este é sem sombra de dúvidas o maior problema do designer, clientes que contratam o nosso trabalho não para executarmos o que a marca precisa, mas para executarmos o que eles querem.
É cliente que bate o pé e só quer usar determinada cor ou letra, cliente que quer mudar o projeto mil vezes até que ele fique como ele SONHOU, cliente que quer comandar o projeto, enfim, clientes que focam apenas no gosto pessoal e acham que a Identidade Visual se trata apenas de estética.
Todo design é objetivo e tem um propósito, sendo assim jamais deve ser baseado em gostos pessoais. Antes de qualquer projeto, fazemos pesquisas de campo, portanto desde o começo deve-se ter um objetivo final algum lugar para se chegar.
Não é apenas estética, ele tem uma função: resolver problemas. O design nasce de uma necessidade - a do cliente, por isso, o que dita o êxito de um projeto são seus resultados e eficiência e não os nossos gostos pessoais.
Bonito é arte, design é para solucionar. Por isso, confie no design pô. Quando sugerimos algo, não estamos focando no nosso gosto pessoal ou no seu, mas sim no público-alvo que queremos atingir e alcançar.
Comments